quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fósseis Característicos

Facíes: Ambiente de formação (pântano). Fósseis que dão indicação do ambiente de formação da rocha.

De Idade: Espécies que já se extinguiram.
Viveram durante um curto espaço de tempo e que datam a idade da rocha. Dão as idades dos sedimentos.
(Para ser um fóssil de idade o ser vivo tem de ter vivido durante um curto espaço de tempo e numa distribuição mundial.

O Processo de Fossilização

Processos de Fossilização

Incrustação- Ocorre quando substâncias trazidos pelas àguas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de uma caverna. ex: calate, pirite, limonite e sílica.

Mumificação- Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o processo mais raro de todos os tipos da fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo. Preserva as partes duras e moles do ser vivo.

Recristalização- Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade. ex: a transformação de aragonite em calcite.

Carbonificação- Ocorre quando há perda de substâncias valáteis restando uma película de carbono. É mais frequente nso restos dos seres vivos contendo quitina, celulose os queratina. Os seres vivos são constituídos de gases, quando o ser vivo morre, os gases separam-se.


Mineralização- Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Moldagem- Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.
(Para ter noção real doi ser vivo é necessário ter o molde e o contramolde) É tamb+ém o processo mais vulgar nas plantas.

Processo Geral de Fossilização

1. O ser vivo morre

2. É enterrado de imediato posto ao abrigo ao abrigo dos agentes decompositores

3. As partes moles desaparecem e as partes duras vão ao longo de milhões de anos, trocar os seus elementos químicos com os das rochas.

4. Através das deformações existentes existentes na crosta terrestre o fóssil fica perto da supercífie

5. Com a eroção, o fóssil aparece na superfície

Os Fósseis [Introdução]

Os fósseis são as únicas evidências de animais ou plantas que existiram há mihões de anos.

Fósseis- São marcas, restos, actividades dos seres vivos que ficaram preservados nas rochas.


A Ciência- Geologia: Paleontologia

A passagem de um ser orgânico para o estado de fóssel, isto é, a transformãção da sua matéria viva num resto mineral, chama-se fossilização.


A fossilização resulta da acção combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ocorra a fossilização são necessários algumas condições, como o ser ou vestígio do ser, ser enterrado de imediato e ausência de acção bacteriana decompondo os tecidos.


Notas:

Os fósseis ajudam a estudar a evoloção das espécies.

O petróleo e o gás natural são feitos a partir das partes moles dos seres vivos.

Ao longo de milhões de anos a rocha vai trocando elementos químicos com as partes duras do corpo, as partes moles desaparecem.